
Tenho Asma
O conhecimento da doença é o caminho para o sucesso no controle e na terapia.
Assim, é importante reconhecer seus sintomas, como se apresentam e como evoluem, quais situações desencadeiam as crises de asma e como evitá-las, quais são as repercussões da asma sobre a função pulmonar e como monitorar esta função e finalmente, os medicamentos mais adequados para manter a asma sob controle.
Quando se suspeita de asma, uma das primeiras investigações que se deve fazer é referente ao histórico familiar, pois cerca de um terço de todos os asmáticos possui um parente (pais, avós, irmãos ou filhos) com asma ou com outra doença alérgica.Os sintomas da asma variam de pessoa para pessoa e também durante a vida. Deve-se prestar atenção nas dificuldades para respirar que podem se manifestar como cansaço excessivo no dia-a-dia, sensação de aperto no peito e falta de ar, seguidos de chiado e tosse, falta de fôlego para atividades simples como subir uma escada ou uma corrida rápida ao atravessar a rua. Em idosos, esses sintomas podem ser confundidos com problemas cardíacos.
O reconhecimento das situações que desencadeiam a asma são muito importantes, pois se evitadas, pode-se ficar livres das exacerbações da doença.
O importante é que o paciente passe ao médico todas as informações sobre a sua rotina e sintomas. No caso das crianças, uma dica para os pais é observar se os filhos sentem-se inibidos para as atividades físicas e o real motivo para tal inibição. Muitas crianças asmáticas preferem ficar de fora das brincadeiras que exijam muito esforço por sentirem cansaço e falta de ar, o que pode ser um indício de sintomas da doença.
Diagnóstico clínico
Depois de avaliar todas as características do paciente como histórico familiar, sintomas e rotina, o médico deverá realizar alguns exames que ajudam a confirmar o diagnóstico de asma.
Espirometria
Também conhecida como prova de função pulmonar – ou exame do “assopro” -, esse exame identifica e quantifica a obstrução ao fluxo de ar assim como a resposta ao tratamento. Pode ser realizado no próprio consultório ou em laboratórios, e é muito simples de ser feito.
Outros exames também podem ser solicitados como o raio-X do tórax e exames de sangue e de pele (para constatar se o paciente é alérgico).
Nenhum comentário:
Postar um comentário